Bebidas

25/03/2014 - Whisky, Whiskey, Uísque como beber e como que comer.

Uísque

Em português chamamos de Uísque, com o inglês escocês e da Inglaterra é pronunciado Whisky, já em países como Irlanda, EUA e Canadá é predominante a escrita Whiskey.

O Uísque é uma bebida destilada de grãos, muitas vezes é adicionado o malte que foi envelhecido em barris. O Whisky possui uma graduação alcóolica de 30% a 58%.

O sabor do Uísque é relacionado em 60% com o envelhecimento do barril, a flambagem e a queima da madeira a qual o barril foi construido.

Existem duas vertentes mais conhecidas do Whisky, o Escocês e o Americano. O Escocês possui 4 modelos veja:

  • Single Malte - É feito 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação.
  • Vatted - Uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
  •  Grain whisky - Destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
  • Blended - O mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes.
O Whiskey geralmente consumido é o Blended. Já o Whiskey Americano possui dois modelos:
  • Blended bourbon - Feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor, produzidos nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.
  • Uísque leve  - É um tipo de uísque norte-americano feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas quantidades (normalmente menos de 5-10% do volume total) de straight whiskey e com ginja adicionada para dar cor e sabor. No caso do uísque, o tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho é de oito anos. Uma vez a bebida engarrafada o processo de envelhecimento é interrompido.
As melhores harmonizações com whisky são com queijos, carne de porco, amêndoas, castanhas, salmão defumado e peixes defumados. Pode ser também consumido com doces como chocolate, baunilha, frutas cítricas e especiarias de caramelo.

carpaccio salmão

As marcas mais famosas do mercado atual são:
  • Ballantines média de preço 92 reais;
  • J&B média de preço 70 reais;
  • Johnnie Walker média de preço 150 reais;
  • Chivas média de preço 109 reais;
  • Jack Deniels média de preço 89 reais.
Obs. os preços sofrem uma variação de acordo com o modelo do whisky.

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Por Alex Vieira
23/03/2014 - Cerveja Norteña

Nortenha

Com uma grande presença no mercado uruguaio na década de 60 a empresa Norteña foi adquirida pelo grupo alemão Oetker, nos anos 2000 a empresa foi adquirida pelo grupo brasileiro AMBEV e desde então entro no mercado nacional e começou a ganhar cada vez mais adeptos.
Como a Norteña manteve suas peculiaridades uruguaias, adquiriu fãns no Brasil. Por ser uma cerveja nobre, feita com base nas seletas cevadas do litoral uruguaio, ela apresenta uma coloração amarela intensa, com um cheiro discreto de lúpulo e frutas.
Ao degustar, você perceberá um fino amargor, suave e pouco persistente, uma cerveja refrescante e pouco encorpada.

Com o estilo Pilsen, possui 5% de álcool. Sua temperatura ideal de consumo é -4º, utilizando o copo de chopp comum o sabor é realçado.
É comercializada em garrafas de 960 ml, com um valor médio em mercados de 7,99 reais, já em bares e restaurantes este valor pode chegar a 14 reais.

Com o que acompanhar a Norteña?

Combina com petiscos em geral, frituras, defumados, castanhas, cortes de carne uruguaia, parrilha argentina ou nosso típico churrasco brasileiro.

A Nortenã é uma cerveja diferente, e a probabilidade de você não gostar é grande, porém se curtir, dificilmente conseguirá deixar de consumi-la pois seu sabor é único no mercado.

Por Alex Vieira.

18/03/2014 - Vinho, wine, uva ... entenda o que beber e escolher com os alimentos



Wine

O Vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do sumo de uva.
O vinho da união europeia pode ser produzido através da fermentação alcoólica parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas, no Brasil é considerado os vinhos que são produzidos através de uvas sã, frescas e maduras.
O vinho possui uma história de aproximadamente 6000 a.C. tendo origem na Georgia, Turquia e Irã.

 O processo de produção e fermentação:

  • A colheita: Deve ser realizada o tempo correto para não haver perda da qualidade da fermentação da uva. É aconselhável a colheita no clima ensolarado.
  • O Esmagamento: O esmagamento da uva produz uma mistura de suco, cascas e bagas que será chamado de mosto. No caso de vinhos tintos, essa mistura é enviada aos tanques, enquanto na elaboração de vinhos brancos, sólidos e líquidos são separados, usando-se apenas a fração líquida para a produção.
  • A fermentação:  é necessário um controle rígido da temperatura  não devendo exceder os 25 a 30 °C, bem como a presença correta de microrganismos responsáveis pela fermentação. Podem ser realizadas a fermentação tumultuosa ou a fermentação lenta.
  • Filtragem: É o momento onde ele é clarificado com a retirada dos produtos e sedimentos que deixam o vinho turvo.
  • Envelhecimento: É uma das fases mais cultuadas do processo. Ocorre na grande maioria dos vinhos tintos, e na minoria dos demais. Esta fase é realizada em barris de carvalho e/ou na garrafa. Em ambos, o oxigênio, que passa pelos poros da madeira - ou da rolha - fará com que o vinho entre em uma fase de desenvolvimento que transformará seus aromas, sabores e sua cor, com essas características ganhando em complexidade e qualidade.
fabrica

Classificação dos vinhos:

Existem 5 tipos de vinhos e cada um deles possui uma temperatura ideal para degustação. Os vinhos tintos de 17 a 18ºC, os brancos 8 a 10ºC, os rosés a 10ºC, os espumantes 6 a 8ºC e os vinhos fortificados 10 à 11ºC.

Harmonização com alimentos:

O vinho durante a refeição não é importante apenas como bebida, mas sim como um agente que realça os sabores dos alimentos.
Vinho Tinto: Deve acompanhar carnes e massas.
Vinho Branco: Peixes e frutos do mar.
Espumante: Grelhados.
Vinho Rosé: Molhos fortes, atum, anchova, salmão.
Vinhos fortificados: Frangos, pato, molhos fortes.
Claro que existem de milhares de possibilidades o que apresentamos foi o básico para apreciar melhor o vinho e suas oportunidades.
E é isso a todos SAÚDE ...

16/03/2014 - Domingo, almoço em família, futebol com os amigos ou churrasco! Qual a melhor cerveja?





Sempre damos dicas de cervejas, bebidas, comidas, restaurantes e lugares para diversão. Mais o domingo é aquele dia que por mais que façamos alguma coisa sempre da vontade de ficar em casa, ou fazer aquelas coisas mais simples.

E para isso qual a melhor cerveja popular?
Temos Skol, Antartica Brahma, Kaiser, Itaipava e Nova Schin. Cada uma com sua peculiaridade e seus fans. O que elas ganham de todas as outras com certeza é no preço, que é muito mais acessível a todos os brasileiros.
Cervejas

Veja abaixo as peculiaridades de cada uma:

  • Nova Schin:Carro-chefe dos produtos alcóolicos da Schincariol, é uma cerveja dentro Ca categoria Mainstream tipo American Lager, não puro malte. Essa é uma típica Pilsen brasileira.
  • Itaipava:Desenvolvida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a Itaipava Pilsen é uma cerveja clara, leve e refrescante. Ela possui baixa fermentação e 4,5% de teor alcoólico.
  • Skol:A cerveja mais consumida do Brasil tem sabor leve e suave. Foi a primeira cerveja em lata do país.
  • Antartica:omo uma típica cerveja Pilsen, é clara e tem baixa fermentação. Principal produto da cervejaria Antarctica é composta de extrato primitivo e tem aroma, sabor e amargor suaves. 
  • Kaiser:Cerveja tipo Pilsen, a Kaiser é feita com lúpulos aromáticos, produzidos na Europa e nos Estados Unidos, e maltes importados selecionados. A exclusiva levedura utilizada em sua fabricação foi especialmente desenvolvida para a Cervejaria Jeineken pelo Instituto Doemens, da Alemanha. Com graduação alcoólica de 4,5%, a cerveja passa por uma armazenahem extrafria, em temperaturas abaixo de zero, para criar uma espuma estável, suave e cremosa. 

14/03/2014 - Eisenbahn a Cerveja Alemã Totalmente Brasileira



Com a ideia de uma cervejaria artesanal veio de uma família apaixonada por cervejas. E com essa paixão aflorada ficaram casados das mesmas cervejas comercializadas no Brasil, fizeram então uma pesquisa com os maiores especialistas cervejeiros mundiais na Alemanha, Bélgica e EUA. Após uma grande pesquisa foi contratado um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência e a empresa começou a se tornar realidade.
Situada na cidade mais alemã do Brasil, Blumenal! Foi inaugurada em 25 de julho do ano de 2002, data comemorativa da imigração alemã no Brasil, nasce a cervejaria Eisenbahn, com três estilos de chope: o Pilsen, o Dunkel e o Pale Ale.
Veja uma receita para acompanhar a sua Eisenbahn:
Risoto Eisenbahn
Eisenbahn Dunkel
Ingredientes
6 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de cebola picada
400g de arroz italiano para risoto (tipo Arbóreo)
1 xícara de vinho branco seco
2 litros de caldo de legumes
200g de Amêndoas torradas e laminadas
200g de Damasco (deixar 5 minutos em água fervendo e cortar em tiras)
1 garrafa de cerveja Eisenbahn Dunkel
4 colheres de manteiga
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Cevada para decoração
Modo de Preparo
1.    Dourar as cebolas em 6 colheres de sopa de óleo
    2.    Juntar o arroz e refogar por alguns minutos
3.    Adicionar o vinho branco e deixar evaporar o álcool
4.    Juntar aos poucos o caldo de legumes, quase em ponto de fervura, mexendo de vez em quando (à medida que o arroz for secando, acrescentar mais caldo)
5.    Depois de 15 minutos, juntar as amêndoas e o damasco.
6.    Acrescentar o líquido de uma garrafa de cerveja Eisenbahn Dunkel mexendo sempre para que finalize o cozimento por mais 5 minutos.
7.    Retirar do fogo, acrescentar a manteiga e o queijo parmesão ralado.
8.    Servir direto no prato decorando com cevada e salsinha.
Rendimento: 4 pessoas
Por: Alex Vieira

11/03/2014 - Cerveja Biritis







A cerveja é a estreia da cervejaria carioca “Brassaria Ampolis Ltda”, dos empresários Sandro Gomes, Diogo Mello e Leonardo Costa. A bebida é uma exclusiva “Vienna Lager”, cerveja de baixa fermentação, malte importado, viva cor alaranjada, um equilibrado aroma a lúpulo e distintamente refrescante para ser bebida ao longo de todo o ano num país tropical como o Brasil. A receita foi desenvolvida com atenção aos mínimos detalhes por André Cancegliero, da Cervejaria Urbana.
Sandro herdou do pai Antonio Carlos Bernardes Gomes – que ficou eternizado na cultura popular brasileira como “Mussum” – a enorme paixão por cerveja. É fã“desde a primeira beiçada” como sempre brinca, e teve a oportunidade de degustar os mais diferentes tipos até entender que aquilo que o pai e ele próprio já gostavam – pra Cacildis! – podia ser muito melhor.

Graduação Alcoólica: 4,8%
Preço médio: 23,50 R$

 

Onde Comprar em São Paulo:
Almada’s Beer Store
R. Pres. Antônio Cândido, 305
Lapa
Telefone: 11 3647-8441
Empório Sagarana
Rua Marco Aurélio, 883 e 887
Vila Romana
Telefone: 11 3539-6560



09/03/2014 - Cerveja "Desesperados"


A cerveja "Deseperados" é a mistura de Cerveja e Tequila e lógicamente é mexicana! ERRADO, se você como eu teve esta impressão se enganou essa mistura foi lançada em meados de 1995 na França e hoje passeia por uns 50 países.  A tequila com cerveja chegou às terras brasileiras através da Heineken, no início de setembro.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a “Desesperados” de forma legal e regular. Nosso país foi escolhido através de pesquisa na qual 90% dos entrevistados a classificaram como “perfeita para mim” nos quesitos embalagem (design), marketing e líquido.
A cerveja possui 5,9% de composição alcóolica, e a sua temperatura ideal para consumo é de -4 graus.
Para a melhor degustação é aconselhado tomar em copos de chopp, pois conserva um pouco mais a temperatura ideal da "Desesperados".
Inicialmente a bebida foi distribuída nas cidades de São Paulo e Curitiba, o preço sugerido para baladas é de R$ 12. Em bares ela pode ser comercializada por R$ 7, em lojas de conveniência por R$ 6 e em supermercados por R$ 3,50.
Petiscos com com uma boa harmonização são Patês e Terrines, limão, linguiças artesanais, salame, azeitona, bacon e os doces crème brûlée, pudim, torta de maçã, frutas cítricas e vermelha
A Cerveja Desesperados é uma boa opção para você que gosta de sair do tradicional e experimentar um sabor diferente, com um preço bacana, sabor com uma textura suave e ao mesmo tempo refrescante, é uma indicação do Buteco Nosso !!!
Vejam abaixo um video marketing da cerveja "Desesperados"!


06/03/2014 - Apresentação



Aqui você encontrará dicas de bebidas, marcas e novas formulas revolucionárias desenvolvidas pelos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário